Formulário de Referência - Pessoa Jurídica
CNPJ:
13.037.786/0001-63
Nome do Administrador de Carteira:
J. P. MORGAN ADMINISTRADORA DE CARTEIRAS BRASIL LTDA
Ano de competência:
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2. Histórico da Empresa
3. Recursos Humanos
4. Auditores
5. Resiliência Financeira
6. Escopo das Atividades
7. Grupo Econômico
8. Estrutura Operacional e Administrativa
9. Remuneração da Empresa
10. Regras Procedimentos e Controles Internos
11. Contingências
12. Declarações
2. Histórico da empresa
*campos de preenchimento obrigatório
2.1. Breve histórico sobre a constituição da empresa: *
A J.P. Morgan Administradora de Carteiras Brasil Ltda. ("J.P. Morgan Administradora") foi constituída em 3 de novembro de 2010, por JPMORGAN ASSET MANAGEMENT HOLDINGS INC., sociedade constituída e existente de acordo com as leis do Estado de Delaware, Estados Unidos da América, e HCM PARTICIPAÇÕES BRASIL LTDA., sociedade limitada devidamente constituída de acordo com as leis brasileiras, sendo seu objeto social a participação como sócio, acionista ou quotista em quaisquer outras sociedades. Possui sede em São Paulo. A J.P. Morgan Administradora faz parte da divisão J.P. Morgan Asset Management, que, globalmente, conta com mais de US$ 2,9 trilhões de ativos sob gestão (dados de 31/dez/2023) e disponibiliza soluções locais e internacionais através de produtos de investimentos lastreados em forte experiência local e um amplo conhecimento global. Com mais de 1.290 profissionais de investimentos ao redor do mundo, o J.P. Morgan Asset Management utiliza um processo disciplinado de gestão permanecendo focado nos objetivos de seus clientes.
2.2. Descrever as mudanças relevantes pelas quais tenha passado a empresa nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo: *
a. Principais eventos societários tais como incorporações, fusões, cisões, alienações e aquisições de controle societário *
Não houve, nos últimos 5 (cinco), eventos societários relevantes J.P. Morgan Administradora.
b. Escopo das atividades *
Não houve, nos últimos 5 (cinco) anos, alterações relevantes no escopo de atividades da J.P. Morgan Administradora.
c. Recursos humanos e computacionais *
As mudanças mais relevantes nos recursos humanos da organização nos últimos 5 (cinco) anos foram as seguintes: Em ata de alteração de contrato social datada de 18 de dezembro de 2019, foi ratificada a renúncia da Sra. Luciana Marqueto Miranda ao cargo de administradora, conforme carta de renúncia de 16 de dezembro de 2019 e, em substituição à Sra. Luciana Marqueto Miranda, o Sr. Alexandre Sermenho Ferreira assumiu a responsabilidade por Controles Internos, além da responsabilidade que já detinha de Gestão de Risco. Em ata de alteração de contrato social datada de 2 de março de 2020, foi ratificada a renúncia do Sr. Giuliano de Marchi ao cargo de administrador, conforme carta de renúncia apresentada na mesma data, e o Sr. Felipe Fontana Lopes foi eleito como administrador e assumiu a responsabilidade pela área de Gestão de Recursos da sociedade, em substituição ao Sr. Giuliano de Marchi. Em ata de alteração de contrato social datada de 16 de dezembro de 2020, foi alterada a estrutura de administração da J.P. Morgan Administradora, que passou a incumbir a uma Diretoria, composta por 2 ou mais pessoas físicas que atuam sob a denominação de Diretores, bem como foi deliberada a renúncia do Sr. Marcio Bonfiglioli e as eleições do Sr. Giuliano de Marchi e da Sra. Flávia Rocha Lima de Almeida Prado como Diretores da sociedade. Nesse mesmo ato, ratificou-se os membros da Diretoria, que seguem: Alexandre Sermenho Ferreira, Decio Ramos Porchat de Assis, Felipe Fontana Lopes, Jorge Constantino Bernardes do Santos, Flávia Rocha Lima de Almeida Prado e Giuliano de Marchi. A Sra. Flávia foi designada como Diretora responsável por Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e a cláusula relativa à forma de representação da sociedade foi alterada a fim de possibilitar a representação da sociedade de forma isolada em circunstâncias específicas.
d. Regras, políticas, procedimentos e controles internos *
O sistema de controles internos da J.P. Morgan Administradora reflete-se em um conjunto de procedimentos e políticas supervisionadas pela sua administração. Tais atividades passam por revisões periódicas e, nessas ocasiões, ajustes, modificações e melhoramentos são implementados. Vale destacar que é responsabilidade da administração da J.P. Morgan Administradora a manutenção e desenvolvimento de controles internos adequados que visam proporcionar segurança quanto às suas atividades. Os controles internos são implementados pelas áreas de Operações, Finance, Auditoria, Legal, Compliance, Control Management e Risco, dentre outras, com base nas competências e responsabilidades determinadas pela administração. Estes controles englobam o estabelecimento de políticas internas e seu monitoramento, o processo de Autoavaliação de Riscos e Controles (CORE) da linha de negócio, o acompanhamento do Database de Eventos de Risco (RED) e o comitê de produtos. Todos os diretores e gestores devem ter um envolvimento ativo nas atividades de controle da J.P. Morgan Administradora. Tais atividades podem ser desempenhadas diretamente pela J.P. Morgan Administradora ou por meio da contratação destes serviços junto a terceiros. Da perspectiva de recursos humanos, no momento da contratação, o funcionário recebe um pacote de documentação, incluindo as principais políticas aplicáveis à J.P. Morgan Administradora bem como a confirmação de recebimento das políticas e aceitação e afirmação do Código de Conduta. Adicionalmente, o recém-contratado passa por um treinamento de Compliance no qual é informado sobre a (i) importância do cumprimento do Código de Conduta; e (ii) necessidade da Certificação Anual, eletrônica, sobre o conhecimento, adesão e cumprimento do disposto no Código de Conduta.
Fale com a CVM