Formulário de Referência - Pessoa Jurídica
CNPJ:
30.085.578/0001-59
Nome do Administrador de Carteira:
NEO MULTIMERCADO GESTÃO DE RECURSOS LTDA
Ano de competência:
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2. Histórico da Empresa
3. Recursos Humanos
4. Auditores
5. Resiliência Financeira
6. Escopo das Atividades
7. Grupo Econômico
8. Estrutura Operacional e Administrativa
9. Remuneração da Empresa
10. Regras Procedimentos e Controles Internos
11. Contingências
12. Declarações
2. Histórico da empresa
*campos de preenchimento obrigatório
2.1. Breve histórico sobre a constituição da empresa: *
A Argo Gestão de Recursos LTDA (antiga denominação da Neo Multimercado Gestão de Recursos LTDA) foi fundada em 2018 como uma gestora de carteiras de valores mobiliários. Em junho de 2020, foi incorporada ao Grupo Neo Investimentos, unificando suas operações. Em 2021 alterou seu nome para Neo Multimercado. Dessa forma, a Gestora faz parte do Grupo Neo Investimentos, que iniciou suas atividades em maio de 2003 com o objetivo de gerir recursos. Em julho de 2021, a Neo Investimentos alterou sua estrutura societária, segregando suas estratégias por gestoras, tornando cada uma delas como uma gestora operacionalmente independente e autônoma, resultando em: Neo Future Gestão de Recursos LTDA, Neo Multimercado Gestão de Recursos LTDA, Neo Navitas Gestão de Recursos LTDA e Neo Private Equity Gestão de Recursos LTDA. Em fevereiro de 2024 a Neo Navitas incorporou a Neo Future Gestão de Recursos Ltda., que fazia parte do mesmo conglomerado econômico, bem como alterou sua razão social para Neo Equities Gestão de Recursos Ltda. Dando sequência à expansão da grade de produtos, em novembro de 2024 foi criado a gestora NEO CRÉDITO. Em 2025, não houve alteração nos mandatos. Além de funções administrativas centralizadas, a Neo Holding faz o papel de relacionamento institucional do grupo, porém sem a atuação no "micro-cosmos" de cada gestora. Os clientes dos fundos das gestoras estarão sob responsabilidade de distribuição das próprias gestoras, que respondem pelas obrigações regulatórias decorrentes. O mesmo se dará em relação a distribuidores contratados. Nenhum sócio da Holding é sócio diretamente de mais de uma gestora.
2.2. Descrever as mudanças relevantes pelas quais tenha passado a empresa nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo: *
a. Principais eventos societários tais como incorporações, fusões, cisões, alienações e aquisições de controle societário *
Em junho de 2020, a totalidade das cotas da Gestora (na época denominada Argo Gestão de Recursos Ltda.) foi adquirida pela Neo Gestão de Recursos Ltda. (CNPJ sob n° 05.640.380/0001-42, antiga denominação da Neo Private Equity Gestão de Recursos). Em julho de 2021, a Neo Investimentos alterou sua estrutura societária, segregando suas estratégias por gestoras, tornando cada uma delas como uma gestora operacionalmente independente e autônoma, resultando em: Neo Future Gestão de Recursos LTDA, Neo Multimercado Gestão de Recursos LTDA, Neo Navitas Gestão de Recursos LTDA e Neo Private Equity Gestão de Recursos LTDA. Em fevereiro de 2024 a Neo Navitas incorporou a Neo Future Gestão de Recursos Ltda., que fazia parte do mesmo conglomerado econômico, bem como alterou sua razão social para Neo Equities Gestão de Recursos Ltda. Em 31 de dezembro de 2024, a Gestora possuía 13 sócios, sendo Neo Investimentos Ltda. (CNPJ nº 08.133.150/0001-85), Augusto Lange Vieira (CPF nº 151.124.218-35) e Mario Schalch (CPF nº261.451.918-99) os sócios com participação maior ou igual a 10%.
b. Escopo das atividades *
Em que pese o item 2.2. "a" mencionado, é de conhecimento que as carteiras de investimento sob gestão da Neo Multimercado mantiveram-se com suas estratégias de gestão intactas. Ademais, cumpre mencionar que a referida Gestora assumiu a gestão dos fundos multimercados pertencentes a Neo Gestão de Recursos (antiga denominação da Neo Private Equity Gestão de Recursos LTDA), nos exatos termos deliberados em suas respectivas assembleias de cotistas.
c. Recursos humanos e computacionais *
Desde sua fundação, as áreas operacionais, de controles internos, compliance e risco da NEO PRIVATE EQUITY são prestadas de forma centralizada no Grupo Neo (Neo Holding). A NEO MULTIMERCADO possui infraestrutura tecnológica provida pelo Grupo Neo. A seguir listaremos o histórico do Grupo Neo, dentro deste contexto de recursos tecnológicos: Em 2021 contratamos a ferramenta Qulture para melhor gestão das metas dos Colaboradores. Em 2023, atualizamos o sistema de risco para Python, o que permitiu mais agilidade e robustez no desenvolvimento dos relatórios e controles de risco diários. Também aprimoramos e incrementamos uma série de automações das rotinas internas, relacionadas ao operacional dos fundos com os administradores para termos mais agilidade e escalabilidade operacional. Melhoramos e digitalizamos processos internos com a implantação de ferramenta de gestão de serviços (Jira Service Management) Em 2024, migramos a infraestrutura de servidores para o Microsoft Azure, permitindo maior segurança e resiliência tecnológica. A partir de 2025 estamos planejando um roadmap relacionado a engenharia de dados, visando a criação e disponibilização de painéis e conjuntos de dados para uso geral da Neo e visando a aplicação de ciência de dados e inteligência artificial. Em 2025 concluímos a migração do ambiente de produção em nuvem para on-premises, visando redução de custos, enquanto mantivemos o serviço de nuvem Microsoft Azure como ambiente de contingência. Desenvolvemos e implantamos ferramentas internas para algumas gestoras e para a área de operações, visando eficiência operacional e redução de custos. Disponibilizamos painéis para inteligência de negócios para a Neo, implantamos ferramenta de chat de IA generativa com nível de segurança corporativa e um agente conversacional para consulta de informações gerais da Neo, focado em diligências e consultas de clientes.
d. Regras, políticas, procedimentos e controles internos *
As políticas de Compliance e Controles Internos do Grupo Neo Investimentos são revisados anualmente para verificação da adequação das regras a mudanças no ambiente regulatório e em novas necessidades criadas em virtude da criação ou alteração dos fundos geridos. Em 2020, tivemos a alteração da estrutura de Governança da empresa, impactando a área de Compliance, que passa a responder para um Comitê de Compliance de cada gestora. Tivemos atualizações das políticas internas visando a unificação dos procedimentos e controles internos da Argo e adaptações às novas regulamentações. Em 2021, tivemos a atualização da Política de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo, inclusão da Política de Lei Geral de Proteção de Dados e incorporação das políticas internas pela Neo Multimercado, Neo Navitas, Neo Gestão e Neo Future. Em 2022, tivemos a atualização do novo diretor de Compliance e Risco (Eduardo Cherez Pavia), organograma, Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleia e atualização da governança e dos reports da área de Compliance e Comitês e atualizações pontuais. Em 2023, tivemos a revisão e atualização das Políticas de Segurança da Informação e Política de Suitability, com adequação ao novo Código ANBIMA. Em 2024/2025 os preceitos de governança, Compliance, controles internos e controle de risco vem sendo revisados para fazer frente as mudanças regulatórias, nova Resolução CVM 175, código ANBIMA. Além disso, em 2025 adicionamos a parte de crédito privado nas políticas para englobar a atuação da Neo Crédito. Em prospectiva, fazemos um pequeno adendo que, em fevereiro de 2026, o COO Eduardo Cherez Pavia renunciou o seu cargo e saiu do Grupo NEO, nomeando o Marcelo Cabral como novo COO do Grupo NEO.
Fale com a CVM