Formulário de Referência - Pessoa Jurídica
CNPJ:
10.957.035/0001-77
Nome do Administrador de Carteira:
ATMOS CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA
Ano de competência:
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2. Histórico da Empresa
3. Recursos Humanos
4. Auditores
5. Resiliência Financeira
6. Escopo das Atividades
7. Grupo Econômico
8. Estrutura Operacional e Administrativa
9. Remuneração da Empresa
10. Regras Procedimentos e Controles Internos
11. Contingências
12. Declarações
2. Histórico da empresa
*campos de preenchimento obrigatório
2.1. Breve histórico sobre a constituição da empresa: *
A Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. ("Atmos Capital") surgiu da vontade dos sócios de construir uma empresa exclusivamente focada em investimentos de longo prazo no mercado de ações brasileiro. Todos os nossos fundos são concentrados em apenas uma estratégia, fundos long-only com foco em retorno absoluto. A Atmos Capital foi fundada por Lucas Bielawski e Bruno Levacov. Em 10 de agosto de 2009, o Superintendente de Relações com Investidores da Comissão de Valores Mobiliários, através do Ato Declaratório nº 10.538, autorizou a Marupi Capital Gestão de Recursos Ltda., a prestar os serviços de Administrador de Carteira de Valores Mobiliários previstos na Instrução CVM 306, de 05 de maio de 1999 que foi revogada e substituída pela Resolução CVM 21 , de 25 de fevereiro de 2021. Em setembro de 2009 mudamos a Razão Social da empresa para Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. Em 15 de outubro de 2009 a Atmos Capital lançou o Atmos Ações FIC FIA que é um fundo de ações aberto, destinado a investidores qualificados que busquem um alto retorno de longo prazo.
2.2. Descrever as mudanças relevantes pelas quais tenha passado a empresa nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo: *
a. Principais eventos societários tais como incorporações, fusões, cisões, alienações e aquisições de controle societário *
Em julho de 2022, dois sócios da Atmos se desligaram da gestora para fundar uma nova gestora, chamada TB Capital Ltda. cuja participação da Atmos Capital é de 20%.
b. Escopo das atividades *
O objeto social da Atmos Capital consiste na prestação de serviços de gestão profissional de recursos, títulos e valores mobiliários de terceiros, através da administração de carteiras de valores mobiliários e fundos de investimento constituídos no Brasil, bem como a exportação destes serviços a veículos de investimento constituídos no exterior. Não houve alteração relevante no escopo das atividades. Tendo em vista a prerrogativa trazida pela instrução CVM nº 558, revogada e substituída pela Resolução 21/21 e alterações posteriores, a Atmos Capital passou a exercer a atividade de distribuição de cotas de fundos de investimento exclusivamente para os fundos de investimento sob sua gestão.
c. Recursos humanos e computacionais *
Nos últimos 5 (cinco) anos, a equipe da Atmos Capital cresceu de 14 (quatorze) para 20 (vinte) colaboradores. No que tange aos recursos computacionais, a Atmos Capital adotou uma infraestrutura de TI mais robusta, contribuindo assim, dentre outros fatores, para um plano de continuidade de negócio mais eficiente. Os servidores internos e firewalls foram renovados, o processo de backup e os sistemas operacionais foram transferidos para ambiente em nuvem, foi contratado um link dedicado de internet e renovada à bateria do nobreak dos servidores. Nossa central de informática hoje possui: 2 (dois) servidores locais, 2 (dois) servidores em ambiente de Google Cloud em sincronia em tempo real sempre ativa com os servidores locais, 1 (um) servidor de telefonia, 2 (dois) links de internet com SLA no firewall, e 1 (um) nobreak com capacidade de funcionamento acima de 1 (uma) hora, utilizado para suportar todo o equipamento em caso de queda do fornecimento de energia. O firewall agora possui administração in-house e está muito mais restritivo que nos anos anteriores. Houve uma nova revisão nas regras de firewall que influenciam os acessos permitidos nos serviços, tanto on-premise quanto nuvem. Os computadores e dispositivos internos foram segregados. O firewall também tornou o uso interno da internet mais restritivo com revisão periódica de acesso. Os servidores locais estão tendo o sistema atualizado e o hardware recebendo upgrade. A rede local foi segmentada de forma que restrinja ainda mais o vazamento de dados, invasão e disseminação de vírus e/ou Malware. A política de senha de administração local foi revista utilizando senhas aleatórias e automáticas. Com relação a sistemas, os colaboradores da Atmos Capital contam com: i) sistema proprietário desenvolvido internamente para suas rotinas operacionais, de gestão de risco, trading e compliance; ii) sistema Compliasset, desenvolvido para auxílio na gestão de Compliance regulatório; e iii) sistema AML, para realizar o background check dos cotistas. O sistema de gravação telefônico foi alterado para garantir maior confiabilidade nas gravações realizadas. Este novo sistema gera maior facilidade para lidar com crises. Todos os servidores de Aplicação estão na Nuvem do Google e contam com backup diário e rápida contingência em caso de pane.
d. Regras, políticas, procedimentos e controles internos *
A gestora utiliza o sistema de compliance chamado Compliasset que auxilia no monitoramento das atividades e cumprimento de obrigações junto a órgãos reguladores. As políticas da gestora são revistas em base anual sempre levando em conta atualizações e demandas dos órgãos reguladores. A gestora realizava, de forma anual, a atualização do treinamento de seus colaborares acerca de suas políticas e controles. Em 2021, em função da pandemia do novo Coronavirus, o treinamento presencial não pode ser executado. Como forma alternativa, foi contratado junto à Compliasset uma série de treinamentos online para atualização dos colaboradores. Os treinamentos foram realizados com sucesso pelos Colaboradores. Em 2022, foi realizado um treinamento misto e no final aplicado um teste para evidência da realização do treinamento pelos Colaboradores. O sistema proprietário da gestora vem constantemente sendo aperfeiçoado e contém mais controles que facilitam as atividades do time operacional bem como auxiliam nas atividades de compliance, tais como alertas de exposição, concentração, restrição à negociação, conferência pré e pós trading, dentre outros.
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